domingo, 31 de janeiro de 2010

As Coisas Que Só A Gente Vê!

"- Não... Essa é a verdade que você quer ouvir."




No caminho distante, percorrido por um cenário repleto de cores, sons e sabores, percebo-me com uma nova perspectiva sobre As Coisas Da Vida. Sim, aquelas Coisas que só você sabe, que só você conhece e principalmente: que só você vê.

Existe um espaço vago, oco e escuro sobre o que de verdade uma situação representa no contexto geral e a forma que você a percebe. Normalmente as pessoas tendem a acreditar naquilo que elas gostariam que fosse verdade, pelo menos a primeira vista. Eu sou assim e tenho absoluta certeza que você também é.

Só que nessa de acreditar no que se quer acreditar acontece à separação dos dois grupos distintos: os que permanecem dentro da Bolha da Mentira Surreal e os que saem dela, batem à porta e Paga Para Ver. Vivo oscilando... hora com o pé cá... hora com o pé lá.

Afirmo: Não! Não é fácil Pagar Para Ver. Não... Não mesmo! E como é cientificamente comprovado que o cérebro humano não aceita o “Não” a complexidade da Coisa complica um pouquinho mais. Pagar Para Ver exige uma aceitação inicial de que Tudo Pode Mudar e toda vez que a mudança é introduzida gera um certo desconforto, muitas vezes capaz fazer com que a pessoa mude de ideia, e que você pode não gostar muito do que vai ver, coisas do tipo, você fez papel de bobo na multidão... Só você via paixão... Só você acreditava que ia receber aquele telefonema no meio da tarde vazia... Você acreditou no seu auto-projeto sem se dar conta da máxima que diz As Pessoas Não Mudam!

Pois é... As Coisas Da Vida... Essas Coisas que me fazem escrever tantas e tantas vezes sobre elas. E como Pagar Para Ver? Depende, usando a Teoria da Relatividade. Você pode pular e ver se o abismo é realmente tão alto quanto você imagina. Você pode sorrateiramente ir dançando como quem não quer nada... Sussurrar no ouvido, dar leves beijos no pescoço e receber o convite: “Vem comigo?”. Você pode pegar o carro numa manhã e perceber que, ao ele entrar no carro, o encanto se quebrou e toda aquela história não passava de estórias, ou melhor, Contos... de Fadas ou de Bruxas.

Permanecer na Bolha da Mentira Surreal é o oposto, óbvio, porém com apetrechos, parafernalhas e um conjunto sórdido de entrelinhas, sub-entendimento, meias palavras e meias verdades. É como se aquela “verdade” fosse necessária, pois é ela que te impulsiona oxigênio para o pulmão te fazendo sentir vivo, o que na verdade é um grande engano, pois você se omite e se esconde atrás daquele espelho enganador da imagem que não é você.

Você pode viver no mundo dos sonhos e desejos, ou pode sentir o que é sonhar e desejar aquilo que é real. A escolha é sua! É minha! É de quem a Coisa pertence e só, somente só, a ela.



Porquê quem gosta de jardim mal cuidado não são borboletas... São mariposas!

5 comentários:

  1. E sob essa verdade difundida pelos quatro ventos compartilhamos de mais um momento em comum... vida em comum!
    Esse espaço das verdades e mentiras somos nós quem internalizamos e criamos o mundo da fantasia, o qual seria perfeito (ou não) para acreditarmos no surreal. Não existe verdade, apenas aquela na qual acreditamos... A verdade está dentro dos nossos corações, seja ela pura verdade, ou mentira encantada de defesa obscura de algo o qual não queremos contato!

    Amei a postagem.. surpreendeu como sempre!

    Te amo, e isso é a mais pura verdade... Nem precisa pagar para ver!

    ResponderExcluir
  2. O que os olhos não vê a vida esfrega na cara um dia, pode até demora um pouquinho mais a vida mostra.
    Corremos sempre o risco de descobrir a verdade, mais nem sempre a gente quer se magoar no exato momento então deixa que a verdade venha a tona!
    Nossos atos nem sempre são bom pra sempre, mais a gente preferi viver de uma mentira que te faça feliz do que achar que a verdade ira nós magoar muito, muito!
    Mais a gente tem que arriscar,a verdade sempre melhora a situação mesmo que a gente se sinta mal ele nos da força para saber que nem sempre a gente deve acreditar nas coisas que as pessoas dizem!

    BJS

    ResponderExcluir
  3. Como é dificil aceitar outras verdades qndo na verdade nossos sentidos so aceitam aquilo que lhe é conveniente neh... a sensassão de angustia e "espera" sei la, ao msm tempo q é confortavel ter um alento surreal, o ilusionismo da realidade sufoca com a verdade.....

    vc escree mto bem flor, parabens adoro seu blog....
    mudei o endereço do meu tah.. www.relicariodeilusoes.blogspot.com...
    bjus

    ResponderExcluir
  4. è estranho neh esta sensassão do so vc ver neh ... adorei seu texto flor na verdae eu tinha comentado sobre ele mas agora voltei pra ler de novo e meu comentario nao apareceu rsrsrs .. vc escreve mto bem parabens adoro seus texots...
    mudei o end do meu blog agora é www.relicariodeilusoes.blogspot.com.. bjus flor

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre achei que somos desatentos e que há coisas que por mais que estejam diante dos olhos, não são vistas por nós.
    Mas em algum momento a vida faz a gente tropeçar naquilo tudo, rs
    Bjs

    ResponderExcluir

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!