quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mudanças versus Pensamentos



“O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz a diferença.”


O problema maior é de foco, de atitude; a forma de como lidar com as dificuldades é que distinguirá o próspero do fracassado. Este acusa os outros pelos seus insucessos, vive reclamando de tudo e, pior…, sempre tem desculpas para continuar falhando. Sempre desculpas, pretextos. Questão de foco. Não adianta eu querer mudar ninguém. Você é que tem de mudar. A vida muda quando você muda.


Já dizia o sábio, “a maior prova de insanidade é fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Ou você muda constantemente pra melhor, vive evoluindo, agregando conhecimentos, informações especiais, ou continuará do mesmo jeito, estagnado, insatisfeito.


Estou passando por um processo de mudança interna e externa. Mudanças essas com os dois sentidos da palavra: o próprio e o figurado. Oras, posso imaginar uma pergunta sendo feita a essas palavras, pois bem, acredito demais na força do pensamento e na forma com que encaramos a vida. Ouvi uma vez que ao invés de reclamarmos do vento, devemos ajustar as velas; para mim é bem isso mesmo. Você pode começar uma nova fase com uma única atitude, um único passo, desde que esteja realmente disposto. (...) Os opostos se distraem... Os dispostos se atraem (...)


Quando você se relaciona com alguém, sob qualquer título – amigo, parceiro, companheiro, namorado, cônjuge, etc. – esta relação pode ser comparada a uma combinação entre dois elementos químicos.

A interação entre o que você é e o que o outro é resulta num terceiro elemento, diferente do que cada um é individualmente e diferente também da simples soma de duas individualidades, já que somos intrinsecamente mutáveis.

Não é difícil perceber essa alquimia se observarmos que nos comportamos de modo específico e diferenciado dependendo de com quem estamos. Com algumas pessoas somos mais calmos, com outras, mais frágeis; com algumas, mais agitados, com outras, mais espontâneos; e por aí vai...

Aí está o encanto dos encontros: tudo pode ser transformado! Basta que um dos dois mude, e o resultado será novo, será outro, diferente do obtido até então...


No final das contas, sua capacidade de dar novo sentido para os relacionamentos (e para sua vida) é uma oportunidade de apostar naquilo que você deseja para si, de um novo jeito. E se conseguir enxergar a sutileza contida nesta possibilidade, certamente entenderá que a felicidade não está apenas nos resultados que obtém, mas especialmente no que você faz, e como faz, para alcançá-los.


“O pessimistia vê em cada oportunidade uma dificuldade a mais. Já o otimista vê em cada dificuldade uma oportunidade para ser melhor e ir além de seus próprios limites.”

14 comentários:

  1. post perfeito!!!refletimos tudo o que sentimos, inclusive nas pessoas.Otismo Sempre mesmo que as barreiras digam não.

    ResponderExcluir
  2. ... voce atrai o que pensa e deseja, e quer pensar em coisas ruins vai trair ruins... Pense em algo bom que tudo vai mudar... Bjoka ;)

    ResponderExcluir
  3. Jamille,
    Mudar nem sempre é facil, mas é possível. Tomara que você de a poesia pra algúem que vale a pena.

    Trouxe um presentinho pra você.
    Beijos
    natureza

    ResponderExcluir
  4. Nossa
    Mudança radical. ADOREI.
    Tem selinho pra voce la no blog
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eitaa.. mudou tudo aqui rss
    Espero que a mudança seja em tudo como você disse, e pra muito melhor.

    ah.. lembrei de uma frase.
    "O encontro entre duas pessoas é como o encontro de dois elementos químicos: se houver reação, os dois saem modificados."

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da mudança!
    E pude perceber que está ficando melhor!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Palavras perfeitas!

    Adorei teu blog!

    Beijo*

    ResponderExcluir
  8. Blog de cara nova, gostei ;) Bjoka

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post... Perfeito... E na real é bem isso, acho que não preciso comentar nada, pq tu disse absolutamente tudo...

    Ação e reação!!!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Gostei do post. Nada mais uó do que intransigência e falta de sensibilidade para notar as mudanças de ventos, de caminhos e direções. Adaptar-se sempre foi o mote da sobrevivência, Darwin já dizia isso. Vive-se melhor, convive-se melhor e aprende-se mais quando somos capazes de refletir e mudar. "Só o que está morto não muda".

    ResponderExcluir
  11. Oie! Obrigada pelas palavras!

    Vou te linkar também!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. “O pessimistia vê em cada oportunidade uma dificuldade a mais. Já o otimista vê em cada dificuldade uma oportunidade para ser melhor e ir além de seus próprios limites.”

    Sou um exemplo clássico de pessimismo então...

    ResponderExcluir

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!