quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sórdidos Detalhes [Um grande quebra-cabeças]


Começar um post naturalmente exige um tema. Em função deste tema desenvolver a escrita. E na escrita delinear pensamentos.

Os contornos das coisas, as idéias colocadas para fora, o desabafo natural de um fluxo de vida humana.

Acredito hoje, mais que nunca, que as situações e vivências precisam passar por fases. Quando tentamos pular as fases de um ciclo natural acabamos lá na frente nos esbarrando em pequenos detalhes, pequenas verdades e mentiras, pequenos erros - e grandes também. Palavras omissas, sentimentos omissos.

Ao pularmos ou nos fingirmos de cegos perante tais situações, seja por medo da perda, medo do sofrimento, medo da ausência, causamos um verdadeiro estrago emocional e físico, nos indispomos e passamos a cobrar os detalhes que faltaram ali, quando se fez de desentendido. Quando se fez de cego.

Passar pela situação completa, sem pular os itens descritos acima, possibilita uma reavaliação do hoje, do presente. Do que realmente passa pela cabeça. No que vale a pena e no que não vale. Pois afinal, temos todas as situações e fatos nas mãos, sem esquecer de qualquer detalhe, para sim agir racionalmente.

Um trecho já citado outras vezes por mim, da música Realejo da trupe O Teatro Mágico fala sobre disposição. Para se atrairem, os pares precisam estar dispostos. Dispostos as mudanças, dispostos a aceitação da realidade, dispostos e crentes de que há verdade nas palavras e no olhar. Dispostos a aceitar que os seres humanos erram, falam, acusam, ofendem. Podem se arrepender ou não. Podem pedir perdão ou fingir que nada aconteceu. Mas cabe à outra parte perceber a verdade. Não só por palavras mas pelas atitudes. Pelo dia-a-dia. Acredito e insisto no contato físico, na troca de olhares e gestos, e até no silêncio que as vezes insisti em marcar presença.

Porém, como disse no início deste parágrafo, precisam se dispor, se permitirem...

Pessoas entram e saem de nossas vidas, levando consigo um pouco de nós, e deixando em nós um pouco delas.

3 comentários:

  1. Lindo!!!!.... as vezes é dificil dar o primeiro passo, talvez por receio dos q os outros irão pensar.... ou ate msm pelo sofrimento passado...... mas como diz o ditado"Alguém tem q ceder"..... o dificil e saber a hora certa.....

    Mas um texto mto bonito.... parabéns... bjus e te cuida

    ResponderExcluir
  2. Huumm.. muito bom o texto.

    O difícil é achar a hora certa de ceder, a hora certa de se permitir. Nem sempre conseguimos esse 'time'.

    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Subindo "aquele" degrauzinho mais alto... é bom ver que a consciência foi reestabelecida e as rédeas retomadas!
    Quanto ao texto? nem preciso comentar! Expetacular!

    Grande beijo e até o próximo degrau!!!

    ResponderExcluir

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!