quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Epitáfio


"Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer"


Ouvindo a música Epitáfio, que significa inscrição tumular, percebi que Os Titãs colocaram nessa linda melodia uma reflexão sobre a vida. Não deixe para o epitáfio, escreva hoje a história de sua vida, viva intensamente cada instante, como se não houvesse um amanhã.

Há muito tempo vinha procurando por isso, na verdade sempre pensei, apenas não conseguia parar. De umas semanas para cá venho passando por algumas situações que me fizeram parar, desacelerar um pouco e rever meus conceitos sobre as diversas coisas, sobre a vida. Quem eu era? Quem, quero ser?


"Queria ter aceitado,
As pessoas como elas são,
Cada um sabe a alegria,
E a dor que traz no coração.
O acaso vai me proteger.
Enquanto eu andar distraído.
Enquanto eu andar."

Agucei mais meu olhar sobre as pessoas, consigo olhar, observar as pessoas mais do que elas representam, mesmo aqueles que tenho mais contato, percebi que as conhecia pouco, embora fizesse parte da vida delas não conhecia a história delas...

Consigo perceber em mim a necessidade de um espaço de conexão com a fluidez, com a alegria, com o olhar, um espaço para romper com os tabus, com as discriminações.

Diria aquilo que Rolando Toro (aulas de TGA que valeram a pena) enfatiza em de seus escritos. “Aprender a aprender” estimulando a curiosidade e o interesse no processo de participar na construção do conhecimento.

Ele enfoca dois momentos fundamentais: primeiro “aprender a sentir” para logo “aprender a pensar”. Fico confusa de como tem sido esse processo em mim.

Não terá sido o inverso? Será que existe sentir? Será que existe pensar? Não será simplesmente “decorar”, copiar, movimentos?


"Deveria Ter complicado menos,
E trabalhado menos,
Ter visto o sol se por.
Devia Ter me importado menos,
Com problemas pequenos.
Ter morrido de amor!
Queria ter aceitado a vida
Como ela é"

Depois comecei uma reflexão – “aprender a pensar” no próprio processo de formação, sobre as necessidades de desacelerar, refletir o cotidiano, aguçar o olhar sobre o mundo que nos cerca, sobre os conhecimentos, sobre a eterna pergunta quem sou? O que quero? Para onde vou? Onde quero viver? Com quem quero viver? São reflexões iniciadas nas vivências que realizei de “aprender a sentir”, viver o aqui e agora, a minha vida, rompendo com a dimensão de transmissão de conteúdos, de aprendizados, do que a Jamille viveu até aqui.

Estou esperando uma resposta, com os olhos abertos e o caminho à frente. Preciso dar o primeiro passo. Mudar a direção e ajustar as velas.


"A cada um cabe as alegrias e a tristeza que vier"

4 comentários:

  1. Paciência e serenidade, Lobato.
    É um dom arquitetar planos...

    Apareça...

    ResponderExcluir
  2. Jajinha...
    Ótima tradução... os pensamentos fluiram como nunca e iluminaram o hall da sala escura! Acho importante os questionamentos, pois esses a direcionarão ao melhor rumo a ser seguido... claro que contando com o apoio de pessoas que gostam muito de você e que se fazem presente mesmo à distância!
    Fica bem coração! Torço por ti!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi linda. essa musica e bem legal msm....... tem uma frase q eu sempre ouvi q diz mias ou menos assim.....


    Cada um é responsavel por seus atos e por tanto por sua propria felicidade..........

    ResponderExcluir
  4. Jamille, to de volta na área... fazendo a minha estória e não deixando a vida passar sem dar o ar da minha graça...


    beijos beijos

    ResponderExcluir

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!