quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tudo pela Metade

"O ciume é uma constrangida homenagem que a inferioridade presta ao mérito"
Quem nunca teve ciúmes que atire a primeira pedra. Eu, particularmente tive problemas pessoais com esse sentimento. Mas por que sentimos ciúmes? Este sentimento é movido por fatores emocionais: a posse e a insegurança. Junto à atitude possessiva, pode se encontrar os sentimentos de inferioridade e de rejeição, tudo isso, coligado ao medo de perder a pessoa amada... Amada?

Esses fatores são os culpados por esse inferno particular. E então? O que fazer? O primeiro passo é perder o orgulho e assumir que você é uma pessoa ciumenta.
No ciúme, as dúvidas podem se transformar em idéias supervalorizadas - decorrentes ou não do sentimento de inferioridade, ou sinceramente muitas das vezes, delirantes.

Depois das idéias de ciúme, a pessoa é compelida à verificação compulsória de suas dúvidas. Daí que os sentimentos de posse, desamor e insegurança passam a ser irracionais.
E o que acontece? Principalmente na relação amorosa, a tendência é tentar exercer controle sobre os passos da outra pessoa. Começam assim as cobranças, as brigas e a vida a dois se transformando num verdadeiro inferno.

Afinal, sentir ciúmes é normal? Tão normal quanto sentir saudades, por exemplo. Mas, ainda como a saudade, o ciúme é um sentimento normal quando surge como resposta a uma situação real, imediata, com sua duração limitada há um tempo que nem sempre é definido, porém certamente limitado.

Quando o ciúme, entretanto, começa a se prolongar no tempo e aumentar de intensidade, alguma coisa deve estar acontecendo. A saudade, por exemplo, quando intensa e prolongada, pode gerar uma situação mais séria de depressão. O ciúme também, só que atua mais na esfera da angústia e da ansiedade, gerando, portanto, estados ansiosos mais persistentes, portanto muito dolorosos.

É preciso aprender a respeitar limites, ninguém é dono de ninguém. Todos precisam ter sua individualidade, liberdade e principalmente respeito. Valorize-se e ame-se.

E se hoje eu escrevo isso, é porque aprendi muito bem o que pode acontecer a si próprio, você acaba não se sentindo inteira. No entanto, a aprendizagem não pára aí. Viver bem, consigo e com o outro, numa relação de confiança e respeito é muito melhor.

11 comentários:

  1. Eu assumo: sou ciumenta e ponto.
    Mas, estou longe de ser aquelas neuróticas. Também nem tenho motivo pra isso.
    Já sofri muito com isso e tb descobri que a confiança é fundamental. E não há nada melhor do que um namoro cheio de calmaria.

    ResponderExcluir
  2. Aí vem o Pessoa, em uma de suas pessoas e diz, baixinho:

    "Tudo vale a pena
    se a alma não é pequena".

    Tudo
    no
    seu
    devido
    lugar
    .
    Tudo
    tem
    limite
    .
    ou
    não
    .


    Um carinho, Lobato.
    E consegui tirar o comentário.
    Continuemos...

    ResponderExcluir
  3. ´
    E de vero, bom noa preciso comentar a parte do sofrer com o ciumes alheio neh.. vc deve saber bem do que eu to falando.. huahuahau... mas,

    CONFESSO, que apesar de nunca ter sentido ciumes, ao menos nao de uma forma exacerbada, depois da separacao(my eternity love), eu comecei a perceber esses indicios, ai.... complica neh rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. olá! eu só tenho cuimes da minha família + sempre tento dosar.


    beijokas

    ResponderExcluir
  5. hummm... sei, sei... quer saber? nada tão intenso e dramático assim, até que serve para lembrar o parceiro que tamos de olho nele. melhor: que o amamos loucamente! bjo queri e bom findi.

    ResponderExcluir
  6. Ciumes?? Bem ou mal ele está presente sempre nas atitudes que correlacionam com quem gostamos... Valorize sim o ciumes, respeitando sempre a individualidade e vontade do outro!

    Tenho ciumes de vc...rsrsrs
    Bjos amore... amo mtooo...

    ResponderExcluir
  7. Oi Jamille!
    Lindo texto. Eu também já passei por esse sentimento, e sofri muito. Hoje estou em um casamento onde a confiança é o alicerce, e hoje eu sei que naquela época... eu não amava.
    Bjos e tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  8. Jamille, já fui ciumenta, não exageradamente, mas já fui também. Hoje acho que meu ciúme está mais maduro e controlado, como toda eu. E sei que normalmente a culpa não é minha, quando o ciúme vem, a outra pessoa geralmente contrubuiu pra isso, mas isso já é papo pra outro post.

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que é normal sentir ciúmes. O que não é bom ( apesar de tb ser normal ) é expressar esses ciúmes o tempo todo.

    Este post me deu ideia pra um conto. Depois que estiver pronto, aviso Obrigada! :-)

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que ciúmes nunca vem do nada, geralmente vem acompanhado de insegurânça... eu só sinto ciúmes se estou insegura... e depois que já to segura de novo, é só correr pro abraço pq sinto que nada mais pode destruir o meu relacionamento hahahahaa, sentimento de super-herói...

    beijossssssss, desculpa o sumiço, ando correndo sempre...

    ResponderExcluir
  11. ler todo o blog, muito bom

    ResponderExcluir

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!