segunda-feira, 10 de março de 2008

..Cobranças...


É fato que como seres humanos que obrigatoriamente vivemos em um mundo social, o contato com outras pessoas é inevitável.

Pessoas de todos os tipos: os desconhecidos as vezes mais que conhecidos que cruzamos pela rua ou pelos meios de tranporte diariamente ultilizados; amigos - pessoais e de trabalho; colegas - os amigos dos nossos amigos; e aqueles que de alguma forma passaram e deixara sua marquinha.

Já encontrei muitas pessoas nessa vida. Pessoa que permaneceram e pessoas que passaram. Cada uma em um momento especial, seja de alegria, seja de tristeza, pessoas que contribuiram para uma elevação de aprendizagem pessoal.

Mas a idéia de hoje é falar sobre cobranças, nada de dinheiro rs*, mas das cobranças vividas no cotidiano.

Você nasce e seus pais, ali, ou mesmo antes do nascimento, já tentam traçar seus passos futuros, "...porque quando meu filhos crescer...", ai vem a fase da escolinha e obrigatoriamente você tem que ser o mais espertinho da turma e ser o orgulho da mamãe, afinal, você é o bebê da mamãe. Ai o tempo passa e vc conseguiu passar as séries do ensino médio, e se por acaso vc repetiu alguma série ou pegou alguma recuperação, pronto! Você decepcionou alguém.

Começa então uma nova fase da vida, você precisa decidir o que realmente quer ser quando crescer. Por afinaaal, você cresceu. É amigo, pessoas e família, principalmente, te perguntando: "E aê? Já decidiu que faculdade vai fazer?", e você responde: "Ah, vou fazer tal curso", em contra-partida: "Ahhhh, isso não dá dinheiro, faz aquele curso".

Peraí! Normalmente não se pergunta se realmente é aquilo que você gosta, a sua opção. Tá certo que, satisfação pessoal sem reconhencimento financeiro não compensa. Afinal a faculdade é uma grande decisão da vida, talvez uma das primeiras das outras tantas que virão e um gasto exorbitante. Meu bolso quem o diga. Mas a sua opinião, nesse comentário, não foi levado em consideração.

Entrou na faculdade, ótimo! Agora você tem que conseguir entrar em um estágio numa mega multinacional, afinal, você estuda em uma excelente faculdade de reconhecimento nacional. E por aí vai.

Mas essas cobranças nem sempre são visíveis ou faladas. Elas podem ser somente sentidas.

Eu adoro um livro desses de auto-ajuda, agora chamados de auto-conhecimento, sob o título "Um dia daqueles". Descreve bem como nos sentimos nesses dias que parece que tudo vai dar errado, e que nada nem ninguém nos compreende.

Muitas vezes estamos com a alma a sangue, e não sei você, mas eu tenho uma enorme dificuldade de me expressar em relação a sentimentos de tristezas e afins. Acabo sendo cobrada pela ausência, pela distância, pela falta de interesse. Mas os motivos meu amigo, só eu sei.

Mas a pior de todas essas cobranças, para mim, são as cobranças em relaciomentos amorosos. Uma hora você é tudo aquilo que a outra pessoa sempre sonhou, dali a pouco pessoas, você é aquilo que ela menos deseja ver na face da terra. Rah! Como falaria a queridíssima Denise. E é óbvio que, normalmente, a pessoa do "outro lado" não vê onde ela errou. Se é que houve erros.

A "coisa" vai esfriando, aquela paixão do começo já não existe mais e tudo ficou cinza. Na tentativa de um up na relação você até encara uma "DR". Mas é desgastante e cheia das cobranças.

De uma forma ou de outra a vida é mesmo assim, isso aqui é só um desabafo. Vamos cobrar e sendo cobrados, cada vez mais, por mais.

Encontrei uma solução para que certas pessoas me entendam. Permiti me revelar. Permiti falar.

Só resta saber se a recíproca é verdadeira!

3 comentários:

  1. Oie..
    Essa parte de cobranças acho que faz parte das pessoas. Eu mesmo prefiro que cobrem de mim, acho que rendo mais com pressão, mas prefiro aquela cobrança desconfiada, aquela que acham que você não dará conta.
    Odeio quando as pessoas começam a te colocar lá em cima: "ah, você já conseguiu, vc é o cara" isso quando vem sincero, de quem realmente te conhece, torna uma cobrança e um peso enorme.
    Bjos e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ser cobrado!
    Sou muito esquecido com algumas coisas!
    Obrigado pelo Poema De Fernando Pessoa!
    Só não me lembro se ele escreveu Como Ricardo Reis ou um dos outros dois Pseudônimos!
    De qualquer forma, eu fiz o poema pensando nele mesmo!
    Fernando Pessoa é meu Xará e um grande Mestre da Literatura!
    Eu sabia que alguém ia se lembrar dele nos comentários!
    Um singelo Abraço!
    Continue escrevendo assim!

    ResponderExcluir
  3. Oii Jamille é verdade é tanta cobrança tanta coisa que devemos tomar cuidado para não nos tornarmos pessoas frustradas. Por muito tempo me preocupei em agradar os outros e isso não me fazia nenhum pouco feliz, hoje faço o que me faz bem, se os outro se decepcionarem comigo problema é todo deles, não foi eu que crie expectativas, foram eles, então que se entendam com isso... Bju

    ResponderExcluir

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!