sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Saudades


"Palavra mitológica por, segundo muitos, só existir em português."

Até agora, pelos meus conhecimentos de línguas estrangeiras (tenho alguns conhecimentos de termos em inglês, alemão, e um pouco de japonês), esse fato se confirma. Tanto em inglês quanto em alemão, se usa "sinto sua falta", ( respectivamente I miss you e Ich vermiss dich). Em japonês, o mais habitual é se escutar "aitai", que significa "quero te ver". Mas, logicamente, não estou aqui sentada na frente de um computador para explanar meu conhecimento limitado (e bem limitado!) de idiomas do norte, e sim para refletir sobre esse sentimento tão gostoso, e ao mesmo tempo doloroso, que lateja nos devaneios dos mais emotivos, como eu mesma.

É engraçado ver , como se fosse um filme, algumas cenas engraçadas que se passaram com pessoas que não estão mais ao seu redor. Talvez por que morreram, ou porquê se mudaram. Pode até ser também que tenham sido demitidas. Mas mesmo com a distância e com alguma falta de comunicação, as informações ficam latentes como um DVD guardado no armário esperando um momento de ociosidade para ser visto.

Comigo, o momento é sempre o mesmo. Quando chego ao meu quarto tenho que encarar o silêncio, o PC e alguns livros, minhas coisas. Aos poucos essas coisas se transformam num cenário idílico que me faz lembrar de pessoas e momentos bons. Frases que nunca esquecerei. Músicas que marcaram bons momentos.

Tudo passa tão rápido, mas tão profundamente que me parece ser um sonho no qual me imergi por mais de uma vez. Para a morte, não há remédio, assim diga hoje a minha saudade. Mas para os outros "afastadores" de pessoas, há os msn's e orkut's da vida, os instant messengers, que servem à função pela qual foram propostos, que é a comunicação digital, mas que passam todo o seu conteúdo de maneira fria e quase cruel.

Ouvi certa vez em uma música ( Silvermond, Kartenhaus) a seguinte frase "assim como todas as palavras precisam de uma voz, eu preciso de você". Não posso negar que a frase é de uma beleza e força estrondosas. Mas tambem devo ressaltar que, por exemplo, as cartas (ou cartões postais), passam muito "calor" para a mensagem. E não têm voz, apenas palavras.

De certa forma, os tais mensageiros digitais ajudam na manutenção do vínculo com amigos distantes. Isso porque evita que haja a perda de contato de ambas as partes. É mais fácil combinar de ir ao cinema ou ao shopping pelo orkut do que telefonar. É mais prático. Com certeza o destinatário vai receber e ler a mensagem. Não vai haver nenhum barulho irritante de "telefone ocupado".

Mas não pode haver substituição de um telefonema para contar as novidades por um pequeno "scrap" com o resumo dos últimos acontecimentos.

É como dizem: o amor é uma planta que deve ser regada todos os dias. E complemento.: assim também é a amizade.

Por isso agradeço aos meus amigos a presença... e até mesmo a ausência, que fazem real o sentido da tal palavra mitológica.

9 comentários:

  1. Eu sou um poço de saudades.
    A tecnologia ajuda muito, msn, orkut, e-mails, telefone.
    Mas ainda não inventaram nada que substitua um abraço daqueles q gostamos...
    ótimo final de semana pra ti

    ResponderExcluir
  2. Estive fora por uns dias e só agora retornei ao ciberespaço. Estou retribuindo a visita ao Clube de Carteado e a dizer que estamos de volta.

    Um abraço.
    Xavier

    ResponderExcluir
  3. Saudade, como dizia Clarice Lispector é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Não sei muito bem o que comentar sobre esse post...
    Talvez porque eu ache que ele fale um pouco de mim mesmo, e no fim, eu ia acabar entregando algumas coisas que devem ficar restritas...

    Estou de volta!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jamille!
    Saudade! é o que eu sinto neste momento. Nessa semana perdi minha companheirinha de 11 anos, minha gata Mikaella
    Saudade! é levantar e não ouvir ela pedindo comida, é sentar no sofá e não ter mais ela em meu colo, é estar na internet e não ter ela se esfregando em minhas pernas pedindo atenção, é achar os brinquedinhos dela debaixo dos móveis e não te-lá pra brincar, é dormir sabendo que amanhã vou acordar, e ela não vai estar ali de novo, e que não foi apenas um pesadelo. Mais ela foi um sonho de alegria e amizade, um sonho que durou onze anos, e hoje é saudade.
    Bjos e tenha um ótimo domingo e uma ótima semana. Déia

    ResponderExcluir
  6. Saudade, difícil definir, gostoso de sentir, faz sofrer as vezes, mas faz sorrir em outras.

    É diferente ouvir a pessoa, conversar, sentir o tom da voz.. mas nem sempre é possível. Hoje em dia, ando mais digitando do que falando, muitos dos meus amigos estão longe.

    Belo texto.
    Beijos e ótimoo fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Jamille,
    Também falei sobre saudade!
    Concordo com voce.


    ......@.............@ O AMOR e a AMIZADE são como uma
    ......@.@.@.@..@.. Plantinha que precisa ser
    ....@........@..........@ regada todo dia.
    ...@............@....@@ Com muito carinho,
    ...@..............@@..@ muita atenção e
    ....@..............@...@ muito amor.
    .........@......@..@ e muita compreensão
    ..............@..@ Que o jardim da nossa
    ..................@ amizade permaneça
    ....................@ sempre cheio de
    .....................@ flores!!
    ......................@
    ......@@@@..@....@..........@
    ...@.............@@@......@@
    .......@@@.......@..@@
    .........................@ tudo de bom
    .......................@ para você.

    ResponderExcluir
  8. Palavras... tão singelas, pequenas e cheias de significados. Pra quem lê, vê, crer... Não importa onde, como, você...
    Adorei suas palavras...
    Adorei seu sentimento...
    Adorei...
    Beijos...

    ResponderExcluir

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!