segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pensar por Teócrito


"O direito de pensar, o poder de pensar, entretanto, estão acima de todas as violências e de todas as repressões, que nada podem contra seu exército. Se assim o quiseram os deuses e assim o quer a própria natureza humana, parece claro que não há abuso mais abominável que o de tentar impor limitações ao pensamento de qualquer pessoa.

Na vida da cidade, se um homem neutraçiza dentro de si o direito de pensar, a cidade pode ser tomada e dominada pela ferocidade de um tirano. Logo, o depotismo levará o povo à morte pela fome, pela crueldade ou por formas de justiça e prepotência. E se não o povo todo, pelo menos uma parte do povo, certamente, será arrastado à opressão, à tortura, ao cárcere ou a qualquer outra forma de perdição"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!