sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Trick-or-Treat?


Hoje, 31 de Outubro, comemoro (sim, sou adepta a essa cultura pagã) o Dia das Bruxas. E para marcar a data, estou participando da Blogagem Coletiva, promovida pelo Vida Blog.

Um pouco sobre o Halloween:
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava. A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico. Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

Já que a Blogagem tem como um dos focos, falar sobre a cultura local, na cidade vizinha a minha, Ribeirão Pires, haverá o tradicional encontro de Bruxas e Magos, promovidos pela Universidade Livre Holística Casa de Bruxa, esse encontro é destinado ao público pagão e aos "curiosos de plantão" também.
O culto tem como foco bruxos seguidores da Moderna Wicca, ou seja, a Bruxaria voltada ao culto à Deusa e ao Deus em sistemas que variam de uma deidade única hermafrodita ou feminina à pluralidade de panteões antigos, mais notadamente os panteões celtas, egípicios, assírrios, greco-romanos e normandos (viking) e tem sua atenção voltada aos dois princípios básicos da Bruxaria: O Respeito ao Livre-Arbítrio, onde, nenhum verdadeiro bruxo buscará doutrinar aqueles que têm outro credo e a Comunhão com a Natureza, o verdadeiro bruxo respeita a natureza, e por natureza ele entende absolutamente tudo o que não é feito pelo homem, inclusive os minerais.

Bruxaria, vai além de preconceitos e do antigo conceito da Igreja, muito além de filmes de ficção, e mesmo que não houvesse o interesse pagão, encontrar paz e harmonia com o corpo e a natureza,trabalhar energias positivas é de grande valia.

Aos adeptos, Feliz Dia das Bruxas !!!!

Bibliografia consultada
Bruxas e Heróis - Polly Young Eisendrath
Diccionario de Las Hadas - Katharine Briggs

12 comentários:

  1. Oi, Jamille!

    É um pazer receber você no meu continho hoje, e você será sempre bem-vinda lá, tá?

    Eu não conheço muito (nada seria melhor) sobre bruxaria, então adorei ler sobre esse culto que acontece por aí. Tem tanta coisa que eu desconheço que fico (mal)impressionada comigo mesma... Heheheh...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. FELIZ DIA DAS BRUXAS JAMILLEEEEEE!!!
    =D

    *não sabia mtu da data em si... post de grande valia (y)*

    Mega beijo guriaaa
    até
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Jamille!

    Não sabia que existia encontros desse tipo. Achei interessante, apesar de não ser muito adepta da magia. Já ouvi falar da Wicca sim, uma amiga gostava de ler sobre isso.
    Acredito nas ritos e cultos que cultivem a paz e o engrandecer do espírito.

    Feliz dia das bruxas pra vc também :)

    ResponderExcluir
  4. É a segunda bruxa que conheço, declarada!!! (rs*) Feliz dia!! Boas comemorações!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jamille, gostei do seu enfoque no post, falou um pouco de tudo. Eu , como vc viu , sou anti halloween declarada mas nada com o que não se possa conviver :-). Só um pto de vista.

    Obrigada por acompanhar meu blog. São tantos os recursos na blogsfera que eu me perco. Ainda não acompanho nenhum mas esta semana darei um jeito nisso.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Jamille ! Muito legal seu post :) Adorei aprender sobre o Halloween pelo ponto de vista de uma adorável bruxa.

    Na Inglaterra o dia das bruxas faz todo o sentido e comemorei com eles também. O problema é que toda essa coisa bonita que você nos mostrou não é bem o principal motivo da comemoração, pois o que importa mesmo é o lucro com as vendas de fantasias e toda a parafernálea.

    A bruxaria e todas as festas pagãs, assim como o Natal, na minha opinião deve ser preservada e celebrada ! Isso é uma coisa...

    Outra coisa é o comércio tentando controlar a cultura alheia. E o resultado disso é você ver as escolinhas das crianças fazendo festa de Halloween.

    Enfim, pontos de vista diferentes mas esse é o principal objetivo da coletiva não é mesmo ?

    Muitos beijos e tenha um ótimo domingo !
    Lys

    ResponderExcluir
  7. Retornei a ativa... energias boas foram renovadas neste Halloween de 2008. Que as energias de todos nós seja renovada nesta data em que o grande Deus e a grande Mãe dispersam seu grande manto sobre a terra, a lua que ilumina e as energias que se predispõem...
    Tudo de bom nessa nova fase, e que as nossas magias se tornem mais fortes e eficazes sempre!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Legal a forma como abordou o dia das bruxas haha, e gostei da foto, rsrs...
    Bjos!
    Ah, tem selo pra ti lá no meu blog^^
    Bjos!
    Leandro

    ResponderExcluir
  9. Oi Jamille,

    Eu não sabia de quando era o texto. Recebi por e-mail e achei bem válido, por isso postei!

    Boa semana :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jamille! Vi seu recadinho no Conversa de Português, em que você disse ainda não o conhecer. Acontece que o Conversa é um blog novo; ainda não tem um mês. Volte quando quiser. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, também fiz parte da Blogagem Coletiva. Li muitos artigos e muitas não se diziam adeptas ao Halloween, nada contra mas que se deveriam valorizar mais a cultura brasileira. Não acho que a cultura brasileira está esquecida não, o povo brasileiro é muito festeiro, o que falta são escolas aprofundarem mais assuntos como o folclore, festas regionais... muitos comemoram datas e mais datas sem ao menos saber a origem da tal. A parte "comercial" fala mais alto nessas horas.
    Espero que tenha tido um ótimo dia das bruxas. Valeu pela postagem, bjs

    Aprendendo a Língua Japonesa

    ResponderExcluir
  12. eu prefiro fazer travessuras e ganhar guloseimas. mas tem que ser um ou outro. sempre as escolhas. é a vida!

    ResponderExcluir

O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.
Portanto, sintaxe a vontade, para expressar-te aqui!